quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reputação Digital

Antes, é fundamental entendermos a diferença entre Imagem e Reputação. Enquanto Imagem relaciona-se à percepção das pessoas sobre você, sobre uma empresa ou marca; a Reputação é uma representação consolidada, um acumular de percepções (ou de imagens) construída ao longo de um determinado tempo a partir do envio de sinais fundamentais para que esta percepção se torne estável e duradoura. Muitas pessoas e empresas possuem “Imagem”, mas poucas chegam a ter “Reputação”. Se já é difícil construir reputação através de uma comunicação pessoal e direta, pois demanda tempo e relacionamento, como isto ocorre no mundo virtual?!?

A Reputação Digital refere-se à representação de uma pessoa ou empresa na Web através de conteúdos publicados, produtos ou serviços, que constantemente são avaliados pelos internautas. É preciso ter muito cuidado com o que se publica, tanto nas páginas pessoais, como nos sites e redes sociais, pois sendo esta uma forma de comunicar “quem somos” e “o que fazemos”, são muitos e diversos os sinais enviados, e que podem ou não contribuir para construção e fortalecimento de uma imagem, quer pessoal ou empresarial (o inverso também se aplica – serve para destruir uma imagem ou reputação). A comunicação online tem sido um efetivo meio de comunicação e relacionamento de uma empresa com seus públicos de interesse. Cada vez mais as empresas percebem a importância dos meios de comunicação digitais, principalmente das redes sociais, e incluem em suas estratégias de comunicação integrada. Porém, é fundamental analisar que sinais são enviados para o mercado? Como tem sido avaliada a sua presença online nos canais como Twitter, Facebook, Orkut, Blog e outros fóruns de discussão e relacionamento? Tem estado presente em sites de reclamações, comunidades que odeiam, SACs e ouvidorias? Sua E-identity (identidade, marca) e E-content (conteúdo, linguagem, nível de interação) transmitem coerência e credibilidade? A comunicação online não se baseia apenas na utilização de suportes e recursos da internet, deve contemplar o uso inteligente de técnicas de comunicação com o objetivo de estabelecer relações de longo tempo que gerem confiança e, consequentemente, a reputação digital.

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