quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comunicação Estratégica

Os termos estratégia da comunicação, comunicação estratégica, gestão estratégica da comunicação ou ainda, planejamento estratégico de relações públicas têm sido utilizados nas pesquisas sobre a comunicação nas organizações. Tais conceitos surgem para apresentar a função estratégica da comunicação, como por exemplo, o que fora produzido pela autora Margarida Kunsch (2003) sobre a função estratégica das relações públicas.

Os autores Oliveira e Paula (2008) consideram fundamental compreender este termo a partir de dois aspectos, o primeiro refere-se ao alinhamento da comunicação com os objetivos estratégicos da organização, visando o alcance dos resultados. O segundo, trata do papel, perspectivas e interesses dos atores sociais neste processo, bem como do envolvimento destes atores nos planos da organização. Sobre este alinhamento entre a comunicação e a estratégia da organização, percebe-se que a realidade nas empresas tem sido diferente, há um certo distanciamento, a comunicação por muitas vezes tem ficado à margem do planejamento estratégico, sendo vista apenas numa instância mais operacional e instrumental dentro do processo de gestão. E isto ocorre porque a maioria das empresas promovem esta diferenciação entre o pensar (planejamento) e o fazer (operação), ou seja, enquanto a alta direção discute a estratégia, um outro grupo cuida da sua implementação. O pensar e o fazer precisam ser feitos de foma integrada, o funcionário da empresa precisa refletir sobre a estratégia, entender o significado do todo, antes de agir nas partes, independentemente de sua posição hierárquica. Para Robert Kaplan (criador do BSC), os gestores precisam explicar o que significa estratégia para suas equipes, dedicar mais tempo para discuti-la com seus subordinados (isto é comunicação!), pois quando um funcionário não entende o que significa, ele não consegue executar as ações previstas. Kaplan aconselha: comunique sete vezes de sete formas diferentes. Portanto, é preciso que haja um processo de comunicação consistente, permanente e abrangente que possibilite esta reflexão e ação conjunta de todos os que fazem a organização. A Comunicação Estratégica, realizada através desta interação e envolvimento dos funcionários, servirá para influenciar os resultados organizacionais de acordo com metas e objetivos traçados no planejamento estratégico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário