terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Comunicação Organizacional – O que é?

De um mode geral, a comunicação tem sido apresentada pela literatura como um processo de estruturação da realidade organizacional, ou seja, o sistema organizacional só torna-se viável devido ao sistema comunicacional. Quando se organiza uma empresa, organiza-se o processo de comunicação entre suas partes (Littlejohn,1978).

Pode-se também compreender o conceito de Comunicação Organizacional a partir de três concepções, como sugere Deetz (2001): como uma especialidade dos departamentos de comunicação; como um fenômeno que existe nas organizações e, para descrever e explicar as organizações. Sendo uma especialidade do departamento de comunicação, visão mais instrumental, seu conceito e práticas são voltados apenas para as atividades desenvolvidas que promovem a comunicação entre a empresa e os seus públicos de interesse. Como um fenômeno existente nas organizações, apresenta-se como um sistema vivo, numa rede de relações interdependentes – um sistema aberto com subsistemas que afetam e são afetados mutuamente (Scroferneker, 2006). Uma outra perspectiva de análise da Comunicação Organizacional é proposta por Margarida Kunsch (2006 e 2010), que apresenta a sua configuração a partir de três dimensões: humana, instrumental e estratégica. A dimensão humana, tida como a mais importante pelas Ciências da Comunicação por considerar sua função social, tem sido muitas vezes a dimensão mais esquecida por alguns campos de literatura (como a da Gestão e a do Marketing) assim como pelas práticas das organizações modernas. A dimensão instrumental, caracterizada por ser funcional e técnica, reforça a comunicação como transmissão de informações, como ferramenta de viabilização dos processos internos. Esta é a que mais predomina nas organizações. E a dimensão estratégica, parecida com a instrumental, é voltada para os resultados organizacionais, para o alcance dos objetivos e princípios da organização. É fundamental identificarmos e analisarmos a comunicação na nossa empresa, a partir destas perspectivas, considerando toda subjetividade e contextos. Então, como tem sido trabalhada a comunicação na sua empresa? Qual a dimensão mais trabalhada e a mais esquecida?

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