domingo, 22 de agosto de 2010

RH x RP

Qual a relação entre Recursos Humanos e Relações Públicas?

Recentemente fui procurada por uma aluna da Faculdade Cásper Líbero (em São Paulo) fazendo esta indagação. Este mesmo questionamento também é feito por meus alunos dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas que migraram da área de comunicação (especificamente relações públicas) para o RH. O que RH tem a ver com RP e como é ou deve ser esta relação? Na década de 70, quando a comunicação organizacional no Brasil teve seu início, não podíamos ainda contar com profissionais da área de comunicação, pois o primeiro curso de Jornalismo foi criado em 1947 pela faculdade acima citada e o de Relações Públicas em 1967, pela Escola de Comunicação e Artes em São Paulo. Foi somente nas décadas de 80 e 90 que ocorreu o desenvolvimento da comunicação empresarial no nosso país. Portanto, antes da existência dos departamentos de comunicação, da presença de comunicadores formados nas empresas, quem sempre cuidou da comunicação interna, por exemplo, foram os profissionais de recursos humanos. Mesmo sem a formação específica, os RHs, começaram a desenvolver os primeiros informativos internos, jornais murais, festas de confraternizações, dentre outros meios de relacionamento com seu público interno. Os RHs chegaram primeiro e os profissionais de comunicação, posteriormente, vieram para apoiar as ações de comunicação interna, para contribuir na elaboração dos projetos direcionados à gestão das pessoas. A relação que precisa existir entre os profissionais de Recursos Humanos e Relações Públicas é de parceria. Como enfatizam França e Leite (2007), “estabelecer parcerias entre as áreas (comunicação e recursos humanos) para que o processo estratégico de comunicação seja planejado de comum acordo, unificado, para atingir os objetivos da organização e surtir os resultados programados”. Pensar em comunicação na empresa, nada mais é do que tratar de seu processo de gestão, e ao trabalhar a comunicação de forma integrada (administrativa – interna, institucional e mercadológica), o profissional de Relações Públicas poderá ser um parceiro nesta construção. Então, RH, conte com este profissional na estrutura da sua organização!

Presidente ABRH-PE e Presidente do CONRERP (5ª região)

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom este tema, sou formada em RP estou terminando pós graduação em Gestão de Pessoas e tenho interesse em escrever um artigo sobre esta relação. Vc poderia me sugerir algumas bibliografias? Meu e-mail é nathaliagandrade@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de receber algumas bibliografias se possível. Meu email é bibia2403@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou tecnóloga recém-formada em Gestão de Recursos Humanos e bacharelanda em Relações Públicas.
    Inclusive, estou escrevendo um artigo sobre essa relação.
    Poderia me fornecer algumas indicações de autores e livros? Obrigada.
    meu e-mail: marilopes.1002@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, desculpem a demora em responder...

    Não temos livros que tratam especificamente sobre este assunto, mas envio uma bibliografia básica que ajuda a compreender um pouco sobre esta relação entre Comunicação (RP) e Gestão de Pessoas (RH) - o livro chama-se:
    A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos da Editora Qualitymark - Autores: Fábio França e Gutemberg Leite, inclusive cito eles neste artigo.

    Mari, compartilha depois seu artigo!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Cibelli,
    Sou formada em Relações Internacionais, me interesso demais por gestão de pessoas e gostaria da sua opinião. As áreas de RH e RI se relacionam? Acredita que eu poderia tentar uma pós em gestão de RH ou precisaria realmente fazer uma graduação em RH?

    Agradecida,
    Lisandra Santos
    Meu e-mail: li_lisandra_@Hotmail.com

    ResponderExcluir