terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que é RRPP?

RRPP – Relações Públicas. No dia 2 de dezembro de l876, nasceu em Penedo (AL), o primeiro profissional de Relações Públicas no Brasil – Eduardo Pinheiro Lobo, tendo a profissão como marco inicial o dia 30 de janeiro de l914 em São Paulo, quando Eduardo Lobo foi nomeado para chefiar o recém criado Departamento de Relações Públicas de uma empresa canadense (The São Paulo Tramway Light And Power Co. Limited), uma concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na capital paulista. Na ocasião a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, desenvolveu um trabalho de Relações Públicas com a imprensa, visando o esclarecimento da opinião pública.

A partir de então, a profissão de Relações Públicas que iniciou timidamente, tornou-se essencial em todas as organizações do mundo globalizado. Uma área que atualmente se apresenta em franco desenvolvimento em razão da conscientização da sociedade que reforça a necessidade de maior transparência nas relações. Relações com consumidores mais exigentes, leitores e espectadores mais atentos, funcionários mais conscientes, vivemos o momento em que a informação está cada vez mais democatizada pelo ambiente digital e a interatividade é feita em tempo real, tudo isso e muito mais exigem das organizações a ampliação do diálogo, o fortalecimento do relacionamento entre as pessoas. E essa é a especialidade da área de Relações Públicas, cuidar das relações entre os mais diversos públicos de interesse das organizações.

A tendência e as perspectivas das relações públicas no Brasil e no mundo são promissoras, uma profissão do presente e do futuro. Segundo uma Pesquisa da Revista Exame (ano 39, nº7, 13/abril/2005), baseado no Estudo do Instituto do Trabalho dos EUA, a Profissão de Relações Públicas está entre as cinco carreiras mais promissoras para os próximos 10 anos. Conheça, valorize e seja este profissional! Mais informações sobre a profissão procure o conselho - conrerp5@terra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário