quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Minha Velha e Nova Carreira


Considerando que as carreiras estão ficando cada vez mais curtas, principalmente quando se trata de geração y, e as pessoas mais dispostas a trocar a remuneração por desenvolvimento, cresce assustadoramente o número de profissionais que desejam mudar de carreira. E eu sou um destes!! Na verdade, não seria mudar de carreira, e sim retornar a minha carreira inicial, quando fiz uma escolha pela minha área de formação – Comunicação.

Depois de dez anos me preparando na área de RH e desenvolvendo diversos trabalhos voltados para gestão de pessoas, parei para repensar sobre minhas escolhas durante toda esta trajetória. Muitas vez pensei, será que desviei do caminho inicial que tracei? Ou será que reforcei este caminho com o conhecimento e experiências adquiridas? O importante agora é que parei para repensar, e repensar sobre nossas escolhas faz parte do nosso crescimento, do desenvolvimento pessoal e profissional. Para Clarice Lispector: “Entre o ‘sim’ e o ‘não’, só existe um caminho: escolher”. Portanto, decidi escolher aquilo que realmente me dá prazer! Trabalhar com a gestão da comunicação nas organizações, este é o trabalho que traz realizações e resultados na minha carreira profissional. Mas, nada melhor do que conciliar o prazer de fazer com a nossa vocação (chamado). E como a vocação precisa estar aliado ao conhecimento e habilidades, decidi também buscar uma maior preparação, nos próximos anos farei um doutorado em comunicação organizacional, visando fortalecer meu conhecimento, além, é claro, de buscar, nesta nova fase da minha carreira, uma recolocação no mercado de trabalho na área de comunicação.

Mudar de carreira durante nossa trajetória exige de nós a capacidade de abertura para o novo e interesse em conhecer coisas novas, exige este momento da escolha. E escolher implica também em renunciar. Para abraçar a minha paixão por comunicação, faz-se necessário deixar as atividades em RH, não será nada fácil, meu conforto se encontra nas palavras de Albert Schweitzer “Um homem não é grande pelo que faz, mas pelo que renuncia.” Fiz uma escolha, e terei que renunciar outras escolhas, para voltar a ter a minha tão velha e nova carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário