segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mídia ou Rede?

As Mídias e Redes Sociais: Qual a diferença e influência?

Nos últimos cinco anos o avanço da comunicação entre as pessoas, ocorreu de forma assustadora, rápida e impactante, por meio de inúmeros instrumentos tecnológicos que possibilitaram este crescimento. Novas mídias e sites de relacionamentos foram criados com esta finalidade, de promover uma comunicação mais abrangente (geográfica e numericamente), de maior acessibilidade e troca. As novas mídias foram transformadas em mídias sociais e os sites de relacionamentos foram denominados redes sociais. Segundo Telles (2010) as redes sociais são ambientes com foco em reunir pessoas e há interação entre seus membros, enquanto que as mídias sociais, por mais que permita uma interação social, seu foco é na criação colaborativa de conteúdo e compartilhamento de informações nos diversos formatos (textos, vídeos, fotos, etc), independentemente de gerar relacionamento. As redes sociais estão inseridas nas mídias sociais. Podemos caracterizar como redes sociais o Facebook, Orkut, MySpace, Linkedin, entre outros, e como mídias sociais, o Twitter, Youtube, SlideShare, Flickr, e outras que incluem redes de relacionamento. Ou seja, a Rede Social faz parte da Mídia Social. Telles (2010) ainda apresenta as definições de ambos nos EUA nos períodos de 2005 e 2010. Em 2005 o conceito de Nova Mídia passou a ser em 2010 a Mídia Social. Os Sites de Relacionamento em 2005 foram transformados em Redes Sociais no ano de 2010. Com a crescente promoção destes meios, acaba-se de vez com a centralização e controle das mensagens, e ainda o controle da própria marca da organização. Qual o caminho a trilhar diante deste cenário? Em princípio, compreender que o pensamento e comunicação humana é que fará com que estes meios tenham vida. E depois aproveitar estas oportunidades para influenciar, estimular o diálogo e fazer a gestão delas. Não tente eliminá-las na sua empresa, até porque elas já estão presentes com muita força, sem caminho de volta, não tem como retroceder a este processo de livre comunicação. O que precisa ser feito é monitorar para gerar ou manter a imagem da sua organização, e quem sabe até resgatá-la! Cuida da sua imagem nas mídias e redes sociais.

Cibelli Pinheiro

Diretora da Sol Comunicação

Presidente ABRH-PE/CONRERP-5ª Região

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