terça-feira, 10 de maio de 2011

Eventos Corporativos

Evento como Estratégia de Comunicação

No sentido geral, Evento é apenas um encontro de pessoas feito de forma organizada ou não. O que difere cada evento é exatamente a sua organização, a criação de oportunidades para que as pessoas iniciem e mantenham relacionamentos. Relações estas, que podem ser promovidas pelas empresas para aproximação com seus mais diversos públicos (interno/externo), através dos chamados Eventos Corporativos. Para as empresas, o evento deve ser considerado um instrumento eficaz da comunicação integrada (mercadológica/ institucional/interna) que possibilita excelentes oportunidades de geração de negócios e promoção da imagem e reputação da empresa. Segundo Fortes e Silva (2011), um evento deve ser ajustado aos objetivos de comunicação da organização, sendo entendido como estratégia. O evento corporativo É ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO, voltada para o público de interesse da empresa, que divulga e fortalece a marca, promove produtos e serviços, fideliza clientes e conquista mercados. Portanto, é um meio de comunicação dirigida e aproximativa essencial no mix da comunicação. Sendo assim, as organizações, quer sejam públicas ou privadas, com fins ou sem fins lucrativos, devem estar atentas a organização de seus eventos, tanto os internos como externos, entendendo sua relevância no contexto da comunicação e relacionamento com clientes, definindo inicial e claramente o objetivo de cada evento, planejando bem suas estratégias de comunicação, promovendo seu planejamento e execução através de equipes de profissionais devidamente habilitados, bem como avaliando constantemente seus resultados. É importante verificar se o tipo de evento é adequado aos objetivos traçados, pois o objetivo é que faz o evento e não o contrário. Muitos definem um tipo de evento (fórum, seminário, congresso, exposição, feira, colóquio, jornada, simpósio, conferência, dentre outros) sem considerar antes qual o objetivo que se quer atingir com este evento. A escolha do tipo de evento deve ser condizente com os objetivos, sendo também coerente com os outros planos de comunicação para então, reforçar a imagem gerada pelo evento. Outra questão fundamental a ser ressaltada é: como saber se o evento atingiu de fato os objetivos definidos? Este seria um outro artigo em um outro momento.... Precisamos avaliar de fato os resultados institucionais e mercadológicos de cada evento. Pense nisso e um bom evento!

Cibelli Pinheiro


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