terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comunicação na Gestão


Como você vê a Comunicação na Gestão das Pessoas? Quais as características da Comunicação na gestão das pessoas em sua empresa? Existe um modelo de Comunicação Administrativa Taylorista ou de Relações Humanas? É importante ressaltar que as políticas de gestão de pessoas devem ser consistentes, aplicáveis, compreensíveis, razoáveis e, principalmente, comunicadas. Peter Roussel afirma que “atualmente cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da comunicação ou da ausência dela.” Portanto, é preciso RECONHECER que a comunicação no ambiente de trabalho não é um dado da natureza, precisa ser trabalhada. É preciso COMPREENDER que a comunicação grupal é complexa, e por isso, agir com clareza, transparência e verdade é fundamental. Segundo Peter Drucker, “60 % de todos os problemas administrativos resultam de ineficiência na comunicação”, principalmente quando se trata da comunicação descendente, que resulta em problemas de envolvimento e participação. Pesquisas apontam que 90% dos funcionários indicam que os problemas de ruídos nascem na comunicação descendente e apenas 10 % estaria na comunicação ascendente. Gerando assim uma comunicação interpessoal lateral, criando grupos informais fora do controle da empresa. A Marlene Marchiori diz que, embora a comunicação com os colaboradores já seja reconhecida como fundamental pela maioria dos empresários, “nessa matéria, quase todo mundo fica em recuperação. Apesar de terem derrubado paredes e achatado os organogramas, as empresas, na prática, ainda não conseguiram que as informações circulem como os funcionários gostariam”. Para atingir a eficácia empresarial através dos sistemas comunicacionais, a empresa precisa direcionar sua comunicação, ajustando seu discurso, estudando as habilidades e disposição das fontes e receptores, a natureza técnica dos canais, a complexidade e/ou simplicidade dos conteúdos, a oportunidade e regularidade dos fluxos, o tamanho dos grupos. Enfim, trabalhar a Comunicação Interna. Em uma organização que prima por uma autêntica cultura de comunicação todos os seus integrantes se sentem envolvidos por ela e almejam, apesar das diferenças ou mesmo das oposições, o desenvolvimento pessoal ou institucional. Então, qual é a visão que sua organização tem da comunicação?

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