Na 8ª verdade apresentada por Robbins (2005), é
ressaltada a importância da socialização do recém-contratado para promover sua
adaptação à cultura da empresa. Quantos novos colaboradores já chegaram para
iniciar seu trabalho na empresa e se sentiram completamente perdidos? Para
Robbins (2005, p.36) “a socialização torna os recém-chegados em pessoas da
casa, e afina os comportamentos dos colaboradores com o alinhamento pretendido
pela direção da empresa”. Algumas organizações se destacam por realizar
programas com este objetivo, como é o caso da Starbucks que criou um programa
de imersão em 24 horas para os novos colaboradores, visando acolhê-los e ensiná-los
sobre a cultura da empresa e sobre o negócio do café.
Como,
então, deve ser a Socialização de um novo colaborador?
Ao contratar um novo colaborador, é preciso refletir
sobre algumas questões fundamentais para a sua integração, e que certamente
afetará em seu comportamento futuro na empresa. Para tomar a decisão sobre a
socialização do recém-chegado, portanto, deve-se pensar sobre as quatro
questões abaixo:
Questão 1: A socialização do
novo colaborador será formal ou informal? Quando se tem processos formais
de socialização, o colaborador é diferenciado de maneira explícita e de forma direcionada
como um novo membro recém-chegado. Enquanto que, a socialização informal
limita-se a colocar o novo colaborador em seu posto de trabalho, sem nenhuma
atenção específica.
Questão 2: A socialização do
novo colaborador será feita de forma individual
ou coletiva? Geralmente tem se optado
por fazer a socialização individual, mas é possível realizar um conjunto
semelhante de experiências para um grupo de pessoas, o que parece ser mais
enriquecedor.
Questão 3: A socialização do
novo colaborador será feita de forma sistemática
ou ao acaso? Na socialização feita de maneira sistemática, em série,
caracteriza-se pela utilização de métodos que dão enconrajameno ao recém-contratado,
como um bom exemplo, a realização de programas de aprendizagem e mentoring para orientação dos novatos na
empresa. Já na socialização ao acaso, o novo colaborador é deixado por sua
conta e risco, a fim de que possa por si só perceber as coisas.
Questão 4: A socialização
procura empossar ou desempossar o novo colaborador? No caso
de “empossar”, as qualificações do recém-chegado são reafirmadas e apoiadas,
pois entende-se que elas são importantes para
que seja bem-sucedido na função. E o contrário, quando se pretende
“desempossar” o novo colaborador, significa que se tenta “limpar”as
características indesejáveis para moldá-lo ao papel apropriado.
Que
decisões devo tomar para a Socialização do novo colaborador?
Considerando as questões apresentadas acima, de um
modo geral, a empresa deve se apoiar em programas que contemplem a socialização
formal, coletiva, sistemática e
que reforcem o desapossamento. Com
isto, poderão contribuir para que as diferenças e perspectivas dos
recém-contratados sejam supridas e substituídas por comportamentos mais
previsíveis e padronizados. No entanto, se tomarem a decisão de promover uma
socialização informal, individual, ao acaso e de empossamento,
poderá estar contribuindo para criar uma força de trabalho mais individualista.
Sendo assim, os gestores poderão utilizar a socialização como um instrumento de
gestão. Pense nisso: você tem feito a gestão da socialização do seu novo
colaborador?
* Robbins,
Stephen P. “O Segredo na Gestão de Pessoas – Cuidado com as Soluções
Milagrosas”, 1ª ed., Lisboa: Centro Atlântico, 2008.
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