segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

7 Dicas para 2017

Começo por dizer que não sou adepta a numerologia, nem quero defender qualquer ideia matemática para o ano que se inicia. No entanto, como tudo na vida tem o seu significado, o número 7 não fica de fora, afinal o encontramos representado em vários lugares: nas cores do arco-íris, nas notas musicais, no número dos anões da Branca de Neve, nas maravilhas do mundo antigo, nos dias da semana…

O entendimento geral é que o número 7 parece indicar um ciclo completo. No conceito bíblico, por exemplo, o 7 apresenta a ideia de perfeição, plenitude, suficiência, obra completa, totalidade. E foi assim que Deus fez, completou toda a sua obra no sétimo dia (Gênesis 1). E é exatamente com esta expectativa que vislumbro o ano que se aproxima: um ano de conclusão de projetos em aberto, um ano que seja pleno e perfeito no sentido de completo e maduro.

Pensando nisto, é que pensei em apresentar 7 dicas para 2017, e aí vão elas:

1 – Liste suas Pendências dos anos anteriores: O que ficou em aberto? O que não conseguiu finalizar em 2016? O que começou e não deu continuidade? O que não ficou resolvido? O que deixou para segundo plano? O que sabe que deve concluir e ainda não conseguiu?

2 – Liste as Prioridades de suas pendências: De tudo que gostaria de concluir, o que é mais importante? O que pode impactar mais? O que tem mais e maior significado? O que lhe incomoda mais por estar em aberto? Consegue enxergar com clareza o que é prioritário?

3 – Defina Objetivo(s) anual: Qual é o seu principal objetivo? O que gostaria de conquistar no próximo ano? Gostaria de redefinir seus objetivos anteriores? Ou prefere definir um outro objetivo?

4 – Transforme seu(s) Objetivo(s) em Meta(s): Qual a meta mensal, semanal e diária que lhe ajudará a alcançar o seu principal objetivo? O que deverá ser feito dia após dia? Em termos numéricos quanto precisará? Que tempo e recursos serão necessários para atingir o seu objetivo?

5 – Planeje suas Ações: Qual o caminho que pretende percorrer? Que estratégias serão mais adequadas? Como pretende fazer? Quais serão os primeiros passos? Que etapas terá que cumprir? Como fará isso?

6 – Busque Conselhos e Apoio: Quem poderá lhe orientar neste percurso? Quem ou o quê poderá lhe ser útil para dar seguimento ao seu plano ou projeto? Quem poderá lhe ajudar e incentivar para concretização dos seus planos?

7 – Registre seu Plano e Projeto: Já registrou a resposta dos sete itens acima? Como poderá organizar essas ideias? Em que local poderá visualizar melhor e revisitar o seu plano e /ou projeto – papel, computador, aplicativos? Já utilizou, por exemplo, recursos de mapeamento mental?

Com este exercício de reflexão e ação, será que haverá garantia de conclusão dos planos e projetos para 2017? Certamente que não! Mas como diz um provérbio chinês: “Se caíres sete vezes, levanta-te oito”! Se porventura não conseguir no próximo ano, quem sabe em 2018?

Espero, sinceramente, que o ano de 2017 possa representar para todos nós o fim de um ciclo! Que Deus nos oriente!


Cibelli Pinheiro

2 comentários: