terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Discurso do Gestor

Entendendo o discurso como a ideia de percurso, correr ao redor, movimento, isto é, a palavra na prática, percebe-se que no cotidiano das empresas os discursos dos gestores têm sido contrários às praticas de gestão. O que ocorre muitas vezes, são comportamentos fingidos, como dar voltas, reter informações, simular, distorcer a comunicação para manipular pensamentos e sentimentos ou ações das pessoas, ser ambíguo. Estes e outros comportamentos diminuem a confiança, e muitas vezes culturas inteiras tornam-se reféns de um ciclo de distorções e dissimulação. Ser ambíguo significa ter uma linguagem de diferentes e contraditórias interpretações, e isto pode ser visto pelos funcionários com muita desconfiança, interferindo na comunicação e relacionamento interpessoal, como ocorre inversamente também, quando não há um relacionamento entre gestores e subordinados, entende-se, muitas vezes, o que foi proferido de uma outra forma. A ambiguidade é resultado da falta de capacidade gerencial e é considerada um elemento perigoso para o ambiente organizacional. Um dos obstáculos à recepção e aceitação do discurso do gestor refere-se à este aspecto: credibilidade da fonte. A fonte deve ser digna de fé, de confiança, ser verdadeira. Sendo assim, a maneira de comunicar, de proferir um discurso, está diretamente ligada a maneira de ser e agir do gestor. Quanto mais coerente – se é que se pode dizer que existe mais ou menos coerente – mais o gestor terá credibilidade, e isto demonstra sua integridade. Pessoas corentes são íntegras e agem em conformidade com seus valores, praticam o que falam, geram credibilidade e confiança, aquilo que pensa, sente, diz e faz é a mesma coisa. Normalmente o que se percebe pelos comentários dos funcionários é que o comportamento do gestor se apresenta desta forma: pensa numa coisa, sente outra, diz outra completamente diferente, e ainda faz uma outra coisa. Quando há incoerência entre o discurso e a prática, os profissionais não somente desacreditam na liderança, mas na própria organização. Portanto, a maneira como o gestor se comunica, o seu discurso, e o modo como vive, independente de ser na organização de trabalho, precisa demonstrar coerência.

Cibelli Pinheiro

Um comentário:

  1. Bom dia,

    Meu nome é Alex, sou responsável pela divulgação da Juruá Editora (www.jurua.com.br) e lhe envio esse e-mail com o intuito de firmarmos uma parceria com vantagens para ambos.

    A Juruá é uma editora com 42 anos de atuação e que tem por tradição publicar livros fruto de linhas de pesquisa de mestrados e doutorados, tendo todas as obras passado por um rigoroso Conselho Editorial formado por mestres e doutores de suas respectivas áreas, o que garante publicações de excelente qualidade.

    Dentre nossas obras publicadas, temos uma que está ligada diretamente com o seu blog, conforme abaixo:

    Gestão Estratégica Participativa - Teoria e Prática para Criação de Organizações que Aprendem
    José Garcia Leal Filho, 3ª Edição - Revista e Atualizada, 152 pgs.

    Comprar Item | Mostrar Detalhes


    Capital Humano - Sua importância na Gestão Estratégica do Conhecimento
    Osmar Ponchirolli, 184 pgs.

    Comprar Item | Mostrar Detalhes


    Gestão de Pessoas e Competência - Teoria e Pesquisa
    Coords.: Diogo H. Helal, Fernando C. Garcia e Luiz Carlos Honório, 384 pgs.

    Comprar Item | Mostrar Detalhes


    A parceria se dará com a divulgação dos nossos livros através da inclusão de um banner da Juruá na página inicial do seu blog, e em contrapartida, sobre todas as vendas efetivadas e confirmadas através do nosso link, remuneraremos com 10% de comissão. Há também a opção desse percentual ser repassado em forma de desconto aos visitantes do seu blog. A escolha fica a seu critério - remuneração de 10% ou desconto de 10% para os visitantes.
    A formalização da parceria se dá através de um cadastro e o valor da comissão a ser paga poderá ser conferido em qualquer dia do mês. O pagamento será efetuado diretamente na conta corrente cadastrada em uma data preestabelecida. Mais informações estão disponíveis em nossa página www.jurua.com.br/parceiro.asp.

    Havendo interesse, estamos à disposição para maiores informações no e-mail divugacao@jurua.com.br

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Divulgação – Juruá Editora

    ResponderExcluir