quarta-feira, 29 de julho de 2009

Comprometimento Organizacional

Parte II

O Comprometimento é, de maneira resumida, uma forma de relação psicológica entre o indivíduo e a organização, onde existe uma interação entre as duas partes, sendo que cada uma busca aquilo que acredita ser melhor pra si. Mowday et al apud Tamoyo (1998) define Comprometimento como sendo “um estudo no qual um indivíduo se identifica com a organização particular e com os seus objetivos, desejando manter-se afiliado a ela com vistas a realizar tais objetivos”. Quanto mais identificado com os princípios da organização o indivíduo estiver, mais comprometido ele estará. A relação indivíduo-organização é considerada uma relação de interesses das duas partes, de um lado estão as pessoas buscando satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais através do seu trabalho, e no outro lado estão as organizações buscando aumentar seus números através da melhoria dos processos, novas tecnologias e das pessoas engajadas. A cultura, os valores, os princípios e as políticas da organização são os principais elementos da relação indivíduo-organização. Para que as pessoas se sintam comprometidas de verdade é necessário que haja uma identificação verdadeira com esses elementos. Existem várias perspectivas de análise do comprometimento organizacional, as mais conhecidas são aquelas com enfoque no afetivo, normativo e instrumental. Pereira e Brito (1994) define bem: O enfoque afetivo é aquele o indivíduo se identifica com a organização, seus valores e metas, e deseja permanecer como um componente desta, buscando sempre atingir os objetivos organizacionais. Lealdade, desejo de permanecer e esforçar-se em prol da organização são algumas características do comprometimento afetivo. O enfoque normativo se refere ao conjunto de pressões internalizadas pelo indivíduo para que se comporte de forma conveniente com os objetivos da organização. A ênfase está na internalização de valores, normas, crenças e papéis que direcionam o comportamento do indivíduo. Por fim, o enfoque instrumental é relativo às recompensas e custos associados à condição de membro da organização, ou seja, o comprometimento do empregado é função da relação recompensa x custo. Meyer e Allen apud Medeiros e Enders (1997) explica esta diferença: “empregados com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem, àqueles com comprometimento instrumental permanecem porque eles precisam e àqueles com comprometimento normativo permanecem porque eles sentem que são obrigados”.




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