quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Em 2016, um passo de cada vez…

Mais um ano se passou… E quando olhamos para trás, paramos e pensamos: fizemos tudo que planejamos? Caminhamos na direção traçada ou mudamos o rumo? Plantamos e colhemos frutos por onde passamos? O que conquistamos ou o que deixamos de conquistar?

Mais um ano se inicia… E agora olhamos para frente e planejamos: Que rumo seguiremos? Continuamos ou traçamos um novo caminho? O que ainda queremos conquistar? Quais os passos que devemos dar?

Usualmente, tenho dito uma frase aos meus alunos/formandos: “Quem não sabe onde está e nem para onde vai, tem todas as chances de se perder”. 

Portanto, para que você não se sinta perdido neste novo ano, o primeiro passo é: 
Reflita sobre o que tem feito e o que deseja ainda fazer,  quais os objetivos já realizados e que pretende ainda alcançar. Pense: O que realmente você quer?

Depois de saber onde você está e para onde deseja ir, poderá, então, dar os próximos passos… Aqui vão três breves dicas que tenho aplicado na minha vida profissional a cada final de ano:

1. Defina e escreva sua(s) meta(s) para 2016: Pode ser 1, 2, 3… quantas entender que consegue atingir até o final do ano. Coloque-as num local visível para que possa lembrar delas durante todo o ano.
    2. Elabore estratégias para alcançar seus objetivos: O que vai precisar para atingir cada meta/objetivo? Com quem poderá contar? Quais os recursos necessários? Planeje cada etapa.
    3. Avalie suas competências: Tenho competências suficientes para alcançar as metas e objetivos traçados? Caso não, busque ajuda profissional e alternativas para desenvolvê-las.

    Mas lembre-se, um passo de cada vez... Você terá 12 meses, 52 semanas, 365 dias, 8760 horas, 525600 minutos e 31536000 segundos para trabalhar no que planejou para 2016.

    “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”(Provérbios 16:9)

    Um comentário:

    1. Parabéns, Cibelli! Vejo que mantém a produção mesmo na loucura do doutorado. Livro e workshop sejam bem sucedidos; são os meus votos. Estou a postos para co-laborar com você. Grande abraço, Manoel Marcondes Neto. P. S.: Que 2016 venha como um Ano Bom!

      ResponderExcluir