segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Redes Sociais e Resultados


Considerando que Comunicar é muito mais que Informar, é oportunizar as relações entre as pessoas, as redes sociais, é um meio que proporciona esta oportunidade de informação com comunicação.

Apesar do conceito de rede ter avançado nos últimos anos, as aplicações e utilidade para a gestão das organizações não acompanham esta mudança. As organizações atuais que se preparam para este ambiente de relacionamento social entre seus vários níveis hierárquicos, bem como entre todas as pessoas que se relacionam com a empresa (quer interna ou externamente) possuem uma maneira inteligente de fortalecer sua imagem, identificar oportunidades, ajustar seus planos estratégicos, realizar investimentos, avaliar custos, desenvolver compreensões mais precisas sobre a produtividade e a eficácia das funções dos seus profissionais.

Sim, é através das redes sociais que os gestores podem visualizar pontos chaves e pontos fracos dos seus colaboradores, sabendo de onde exatamente está a colaboração, a compreender melhor quem sabe o que, quem conhece quem e o que sabe como, podendo assim fazer o alinhamento estratégico da sua organização. Para tanto, os gestores precisam não apenas reconhecer a importância e o poder das redes sociais, mas avaliar e gerenciar estas redes para agregar valor à sua empresa. Ao contrário de buscarmos atingir nossos objetivos utilizando as relações hierárquicas rígidas e ao invés de ordenarmos colaboração, devemos estar atentos aos indivíduos centrais destas redes, àqueles que exercem influência colaborativa, pois são condutores de cultura e imagem, tanto positiva como negativa.

Os gestores que conseguem criar e aproveitar as redes sociais nas suas organizações serão capazes de: aumentar receita, agir com mais eficácia na redução dos custos, aproveitar soluções inovadoras, identificar as oportunidades com maior potencial de melhoria de maneira criativa e com mais velocidade e efetividade. Mas para se obter estes resultados positivos através das redes sociais, é preciso fundamentalmente proporcionar um ambiente de confiança e reciprocidade entre os participantes.

Se o relacionamento social é um fenômeno que ocorre a todo momento e em qualquer local ou circunstância, a REDE SOCIAL, portanto, é uma realidade que precisa ser trabalhada por todos nós gestores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário