terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Fundamento da Comunicação

Transparência e Verdade

Atualmente cerca de 90% dos problemas das empresas giram em torno da comunicação ou da ausência dela (Peter Roussel). Pensando na melhoria da comunicação entre os setores (intrafuncional) e do fluxo das informações na empresa, muitos são os investimentos em instrumentos de comunicação, mas pouco é investido na Comunicação Humana. Constatamos organizações que possuem alta tecnologia, inúmeras ferramentas, mas não se comunicam adequadamente com suas equipes. É certo que a comunicação instrumental serve apenas de apoio à comunicação humana. A comunicação no ambiente de trabalho não é um dado da natureza, ela precisa ser trabalhada. Precisamos manter todos bem informados, oferecendo feedbacks adequados, explicando decisões e políticas, normas e procedimentos, sendo franco quanto aos próprios problemas apresentados e resistindo à tentação de reter informações para usá-las como ferramenta de poder para punições ou recompensas. É preciso fazer com que as coisas sejam colocadas de modo claro, sem obscurantismo, sem esconder razões e motivos. A comunicação precisa ser transparente e verdadeira. Dizer a verdade e colocar sinceramente as expectativas que temos em relação às pessoas, ser o mais límpido e transparente possível. É preciso também ter coragem de falar a verdade ao poder em razão do compromisso com seus valores e os valores essenciais da organização. Não podemos ocultar informações para qualquer que seja o nível hierárquico. As informações decisivas devem chegar à pessoa certa, na hora certa e pela razão certa. Investir, portanto, nesta comunicação é ferramenta estratégica de gestão. Para Marchiori (2005) "A busca da valorização da comunicação interna deve ser entendida como estratégia básica dos empresários que desejam a efetividade de sua organização".


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